Sabiam que...?
Desde os finais do séc.XI que os Portugueses praticavam um intenso comércio com o Norte da Europa, nomeadamente com a Flandres, onde fundaram um entreposto comercial. A feitoria de Bruges esteve activa até ao séc.XVI.
Os contactos com as cidades do Mediterrâneo (italianas e outras) e com as cidades da Liga Hanseática eram já bastante dinâmicos no séc.XIII.
A pintura dos Painéis de S.Vicente foi realizada sobre tábuas de madeira, como era uso na época (séc.XV). Essas tábuas estiveram perdidas por muitos séculos e, quando foram encontradas, verificou-se que estavam a servir de andaime a umas obras na igreja de S.Vicente de Fora, em Lisboa. De facto, alguém reparou que as tábuas usadas pelos operários estavam pintadas e mandou-as retirar. Depois foram restauradas. Esta pintura representa um marco na arte portuguesa, não só pelo realismo do retrato mas também pelo facto de ter sido utilizada uma técnica, a pintura a óleo, que tinha sido descoberta na Europa, havia poucos anos.
Os Açores foram povoados por muitos Flamengos, isto é, colonos oriundos da Flandres. A Flandres (parte das actuais Bélgica e Holanda) era,na época, domínio do Duque de Borgonha, casado com uma Infanta portuguesa, D.Isabel, irmã do Infante D.Henrique.
O açúcar era um produto muito raro na Europa e, por essa razão, o seu preço era muito elevado. Na época, atribuíam ao açúcar algumas propriedades medicinais. As pessoas que não tinham acesso à compra de açúcar (a maioria) utilizavam o mel.
Fonte:
Cadernos de História 8 (Parte 1)
So sabia sobre o açucar
ResponderEliminar